top of page

Acreditação Hospitalar

Acreditação segundo o dicionário é a ação de dar ou estabelecer crédito. Quando falamos de Acreditação Hospitalar podemos definir como um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde, voluntário, periódico e reservado. Em seus princípios tem um caráter eminentemente educativo, voltado para a melhoria contínua, sem finalidade de fiscalização ou controle oficial, não devendo ser confundido com os procedimentos de licenciamento e ações típicas de Estado.

O primeiro relato de acreditação hospitalar, ou algo similar, foi em 1924 com formação do Americano de Cirurgiões (CAC) que estabeleceu, o Programa de Padronização Hospitalar – PPH, neste foi definido um conjunto de padrões mais apropriados para garantir a qualidade da assistência aos pacientes.

Aos longos dos anos, esses padrões foram se desenvolvendo e foram surgindo os Programas de Acreditação Hospitalar pelo mundo.

Em 1999 foi criado no Brasil, a Organização Nacional de Acreditação (ONA), que é a acreditação hospitalar nacional.

Além da ONA que é uma acreditação nacional, temos outras acreditações internacionais que acreditam os hospitais brasileiros, como: QMENTUM, JCI, HMISS, ACSA e NIAHO.

Ao longo desse mês iremos abordar a especificidade de cada uma dessas acreditações, mas todas tem em comum os pilares da qualidade de Donabedian, bem como a sua tríade, no processo de avaliação.



 
 
 

Comments


  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • Google+ ícone social

WhatsApp: (62)99827-0676

bottom of page